O que sua clínica pode aprender com a pandemia do COVID-19?Entre tantos desafios, a pandemia está deixando várias lições. Veja o artigo e confira aprendizados sobre gestão médica para levar desse momento.

A chegada da pandemia

Antes de falarmos do presente, vamos retomar o passado para termos um quadro geral e uma visão mais ampla do que já vimos até aqui.

Começamos em 2019, quando os primeiros casos de coronavírus foram identificados na China. Nessa época, grande parte das pessoas não tinha ideia de que o vírus poderia chegar e impactar o lugar onde elas estavam.
Sob esse ponto de vista, muitos subestimaram o potencial do vírus se espalhar com tanta facilidade. Como resultado, muitos de nós nem imaginavam que uma doença que surgiu tão longe do Brasil fosse atingir o mundo todo.

Ou seja, enquanto o vírus se espalhava rapidamente, parecia não haver consciência da devastação que a doença poderia causar chegando em terras brasileiras.

Embora não fosse possível prever a situação que estamos vivendo agora, mesmo com os exemplos marcantes como o da Itália, infelizmente, diferentes autoridades, organizações e gestores não conseguiram se preparar para uma potencial emergência.

Consequentemente,com a chegada da quarentena e as regras de distanciamento, a vida em sociedade mudou de tal forma que muitos negócios acabaram fechando por se tornarem insustentáveis ou inviáveis de serem mantidos.
Nesse ínterim, se incluem clínicas de saúde que não conseguiram se adaptar às novas necessidades e métodos de trabalho que surgiram com a pandemia do novo coronavírus.

Gestão médica na pandemia

Assim, devido à falta de preparo geral, logo quando a pandemia chegou no Brasil recursos como máscaras e álcool gel começaram a faltar.

Esse é o exemplo mais básico que traz à tona o nosso primeiro aprendizado: a importância dos recursos e da preparação de estoques.

Afinal, conforme tudo o que estamos vivendo atualmente, vemos que a gestão médica está passando por mudanças. É fato: a pandemia de Covid-19 está transformando o setor da saúde. As situações estão fazendo com que profissionais adotem novas soluções para questões que surgem durante o trabalho com um alto número de pacientes. Por sua vez, as clínicas (e o sistema de saúde como um todo) estão buscando formas de se adaptar ao que acontece, procurando formas de administrar e redirecionar recursos.

Profissionais e pacientes: principais impactos da covid-19

Mesmo com as ações que os profissionais da saúde tomam todos os dias para salvar mais vidas, o quadro é crítico. O número de pacientes é crescente e o momento requer mais rapidez para realização de diagnósticos.

Já em meados de 2020, a situação piorou. Começaram a faltar leitos e oxigênio para as pessoas que estavam doentes, fazendo com que muitos não resistissem à fila de espera. Nesse cenário, apesar de desafios políticos e econômicos, o sistema de saúde está passando por mudanças, inclusive a implantação de mais leitos em hospitais. Em 2021, o cenário tem se agravado, de forma que mesmo com as vacinas, o vírus continua se espalhando.

Dessa forma, o número cada vez maior de atendimentos a serem feitos têm exigido muito dos profissionais da saúde, de modo que se observa a sobrecarga de médicos e especialistas.

Nesse sentido, é preciso atentar à necessidade pela agilidade nos serviços em saúde, principalmente pela análise de exames, uma tarefa que requer tempo para ser concluída se comparada a outros serviços médicos

E como as clínicas se enquadram nessas questões?

Tendo em vista o que abordamos até aqui, é possível entender que a pandemia exige estratégias assertivas quando o assunto é gestão médica. Assim, para se sustentarem e se manterem diante do cenário atual, as clínicas precisam adotar novas soluções para prestar um serviço de excelência sem sobrecarregar sua equipe.

Este é o segundo aprendizado, ter uma gestão médica que esteja aberta a novas soluções e que valorize o corpo clínico.

A telemedicina como aliada de médicos e pacientes

Uma das melhores alternativas quando se fala em gestão médica para melhorar a rapidez do atendimento sem prejudicar a equipe é o uso da telemedicina.

É fato que desde muito antes da pandemia, os recursos da telemedicina já eram aliados no dia a dia de médicos e pacientes. Agora, com todas as mudanças causadas pela covid-19, essa parceria se intensifica, pois as soluções que a telemedicina oferece são amplas e aplicadas em diferentes áreas.

Para ilustrar, podemos ver o impacto positivo da telemedicina quando pensamos na terceirização da emissão de laudos. Análises de exames como ECG, holter e MAPA estão entre os mais demorados a serem realizados, o que se dá em virtude da quantidade de dados e do tempo que eles demandam para serem avaliados de maneira precisa.

Com a terceirização de laudos, a gestão médica pode ser feita com mais eficiência, uma vez que esse recurso da telemedicina ajuda economizar tempo, recursos financeiros e ainda colabora para uma maior rapidez para fornecer os resultados aos pacientes.

Para poder usar o poder da telemedicina para otimizar a gestão médica, fique sempre ficar atento e pesquise bem sobre as empresas que prestam serviços nessa área.  É importante ter atenção quanto a segurança e quanto a qualidade do serviço que cada empresa se propõe a entregar.

Por fim,  chegamos ao nosso terceiro aprendizado: saber como e quando utilizar a tecnologia a seu favor para uma gestão eficiente.

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Conte com a ADS Telemedicina para emitir seus laudos à distância com toda a confiança que só um corpo de médicos e especialistas qualificados pode oferecer.  A ADS Telemedicina também atua em mais especialidades, sempre utilizando tecnologias de ponta para promover a máxima precisão e segurança que você precisa.

Quer saber mais como a telemedicina pode ajudar a melhorar a gestão da sua clínica? Basta deixar uma mensagem em nosso site, e-mail, redes sociais ou ainda solicitar mais informações pelos telefones abaixo:
Central de ligações: (71) 3245-7455.
Mesmo à distância, seguimos juntos para enfrentar esse momento de tantos desafios.
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