Diante da popularização da telemedicina e seu uso cada vez mais frequente em clínicas e hospitais, muitas pessoas acabam tendo dúvidas em relação à tecnologia e o impacto que a medicina remota pode ter em seu atendimento.
Pensando nisso, preparamos um post especial com as 3 questões mais frequentes que todo o paciente gostaria de saber sobre a telemedicina.
Assim, nas próximas seções você vai conferir um breve retrato do cenário atual, dados sobre o uso da telemedicina no Brasil e, por fim, as 3 perguntas mais comuns dos pacientes sobre o assunto.
Entendendo o cenário atual
É fato, a pandemia do COVID-19 mudou e muito a rotina de toda a sociedade, principalmente na área médica. Devido ao lockdown e políticas de distanciamento, muitas consultas e demandas que seriam realizadas presencialmente, acabaram sendo adaptadas para a modalidade remota, utilizando os recursos da telemedicina.
Deste modo, tanto médicos como pacientes têm vivenciado em seu dia a dia uma nova forma de atendimento, a qual não está atrelada ao consultório bem como ao deslocamento para chegar até o local.
O uso da telemedicina no Brasil
Outro ponto que se destaca quando abordamos a crescente presença da telemedicina no dia a dia, são os dados referentes ao seu uso no Brasil.
Por exemplo, você sabia que de acordo com a instituição Saúde Digital Brasil somente “entre 2020 e 2021, mais de 7,5 milhões de atendimentos foram realizados, por mais de 52,2 mil médicos, via telemedicina (…) sendo que 87% deles foram das chamadas primeiras consultas”.
Além disso, a mesma instituição destaca o fato de que em 2020, o uso da telemedicina para os atendimentos evitou 6,5 milhões de idas ao pronto-socorro.
Fora as estatísticas em relação às consultas médicas, há benefícios que ainda não foram totalmente quantificados pelos estudos, tais como os dados referentes a realização e análise de exames à distância.
A utilização da telemedicina em demandas como a emissão de laudos é de grande importância, principalmente no cenário atual, tendo em vista que a terceirização de laudos ajuda a agilizar tanto a rotina da equipe como o recebimento dos resultados pelo paciente.
Com esse panorama em mente, na próxima seção você vai conferir as 3 perguntas que todo o paciente gostaria de saber sobre a telemedicina e as diferentes respostas para cada questionamento.
1. A qualidade do atendimento virtual muda em relação à consulta presencial?
A resposta para essa questão é um sonoro não. Ao contrário do que muitos pensam, a proximidade presencial não é totalmente responsável pela assertividade do diagnóstico. Inclusive, instituições de telemedicina internacionais como a Ortholive, apontam que além dos aspectos físicos, o médico também precisa ter acesso ao histórico de saúde do paciente, exames anteriores e outros dados que, juntos, já fornecem 90% do que o médico precisa para compreender o caso.
2. Como me preparar para a teleconsulta? É preciso algo em especial?
De forma geral, não. Mas aqui vão algumas dicas para deixar a sua teleconsulta ainda melhor.
* Esteja em um ambiente o mais tranquilo possível, livre de ruídos e perturbações externas
* Verifique se a sua conexão de internet encontra-se estável
* Para facilitar a comunicação e o atendimento, procure utilizar dispositivos que estejam com o microfone e/ou câmera em boas condições
3. Meus dados estão seguros quando são utilizados recursos da telemedicina como receituário online e emissão de laudos à distância?
Essa é uma pergunta frequente e de grande importância para qualquer paciente, tendo em vista que as informações envolvidas durante os processos da telemedicina exigem total sigilo.
Sendo assim, é válido destacar que, para garantir a segurança dos dados do paciente, tanto nas teleconsultas como na emissão de laudos à distância, é preciso contar com uma empresa de confiança que tenha a estrutura necessária para seguir a legislação e cumprir com os requisitos de armazenamento de dados.
O uso da telemedicina na sua clínica
Por fim, agora que você já conhece as principais perguntas dos pacientes e está por dentro do cenário atual em relação às das soluções de medicina remota no dia a dia, nada melhor que contar com uma empresa de confiança e fazer parte dessa realidade que só tende a crescer!
Fale com a ADS Telemedicina para ter o que há de melhor em medicina à distância. Nossa equipe é formada por profissionais experientes e certificados em suas áreas de atuação, tudo isso com uma infraestrutura completa e tecnologias avançadas para oferecer toda a segurança que você precisa.
Comentários