O que você vai encontrar aqui:

  • Introdução
  • O que é a telemedicina?
  • A telemedicina na vida real
  • Mitos sobre a telemedicina
  • Conclusão

Introdução

É evidente que com o passar dos anos a telemedicina e suas ferramentas tem sido cada vez mais utilizadas por médicos e pacientes em todo o mundo. Nesse contexto, suas aplicações cresceram ainda mais com a pandemia de Covid-19, trazendo atendimento rápido e efetivo em tempos de distanciamento social.

Porém, apesar de todos os benefícios da medicina remota, muitas pessoas não sabem como seus recursos funcionam. Assim, muitas delas acabam acreditando em mitos sobre a telemedicina. Por isso, no artigo de hoje você vai conferir dúvidas comuns sobre o assunto além de informações práticas para o dia a dia.

O que é a telemedicina?

Primeiramente, antes de abordarmos os mitos é importante entender e esclarecer o que de fato é a telemedicina.
Sendo assim, trazemos essa definição da Administração de Recursos e Serviços de Saúde (HRSA). De forma resumida, a telemedicina é explicada como:

” (…) uso de informações eletrônicas e tecnologias de telecomunicações para prestar atendimento quando você e o médico não estiverem no mesmo lugar ao mesmo tempo”.

Ou seja, se você tiver acesso a um dispositivo eletrônico como um celular para chamadas telefônicas ou computador com internet, é possível utilizar os recursos da telemedicina para seu atendimento.

A telemedicina na vida real

À primeira vista, muitos pensam que a telemedicina é um recurso somente para cuidados básicos ou ainda uma solução a ser usada como último recurso. Contudo, o que realmente acontece é diferente deste ponto de vista. Por exemplo, você sabia que a telemedicina pode ser aplicada em diferentes casos? Confira a seguir os principais.

* Teleconsultas com especialistas em áreas como clínica geral, cardiologia, psicologia e dermatologia
* Prescrições médicas
* Emissão e análise de laudos à distância
* Monitoramento remoto de pacientes

Agora que já sabe mais sobre a definição e sobre os usos da telemedicina, vamos abordar os mitos e desmascarar cada um deles.

Mitos sobre a telemedicina

1. A telemedicina não é segura

Este é um mito comum entre as pessoas que não conhecem muito bem os recursos da telemedicina. De fato, o que acontece no mercado atual é que segurança e tecnologia caminham juntas, fazendo com que o uso da telemedicina seja sim seguro. No entanto, é preciso estar atento e contar com empresas confiáveis. Deste modo, você poderá contar com parceiros de negócio que agreguem os recursos da telemedicina de forma positiva na sua clínica. Caso contrário, você pode correr riscos e a segurança dos dados, tanto da clínica como dos pacientes, podem ser comprometidos.

Portanto, o ponto chave nesse sentido é fazer uma seleção criteriosa, já que recursos como as teleconsultas e a emissão de laudos à distância podem agilizar a rotina da sua equipe e proporcionar mais agilidade aos pacientes.

2. As ferramentas da telemedicina são complicadas para os idosos

Outro mito bastante comum atualmente, uma vez que muitos tem conceitos pré-definidos e não fundamentados sobre o comportamento atual dos idosos.

A ideia de que a telemedicina e suas tecnologias são confusas para os idosos se mostra inválida, o que é comprovado por meio de diferentes estatísticas. Para ilustrar, segundo estudos internacionais, mais de 60% das pessoas com 70 anos ou mais tem seu próprio smartphone, o que mostra a presença da tecnologia na vida dos idosos. Além disso, há o fato de que as instruções para o atendimento remoto são passadas sempre da maneira mais clara e objetiva possível.

3. A telemedicina é um recurso temporário

Ainda que os benefícios do uso da telemedicina sejam visíveis no no dia a dia, há quem pense que o uso da medicina remota é uma tendência temporária.
Um mito deste tipo costuma acontecer devido ao desconhecimento da história da telemedicina brasileira, que se iniciou em meados do século passado e continua em pleno desenvolvimento.

Conclusão

Por fim, com uma visão mais esclarecida quanto aos mitos sobre a telemedicina, é possível perceber que seus recursos e aplicações tendem a aumentar, visto que a tecnologia avança cada vez mais ao longo do tempo.
De forma prática, também é possível perceber que a telemedicina traz muitos benefícios para a rotina de uma clínica, sendo uma ferramenta efetiva para o ganho de tempo e economia de orçamento pela gestão, principalmente no que diz respeito aos laudos emitidos à distância.

E você, já pensou em deixar seus pacientes mais satisfeitos e sua equipe ainda mais ágil com os recursos da telemedicina?

Fale com a ADS Telemedicina e tenha acesso ao que há de melhor em telemedicina no mercado, tudo isso com a segurança que você e seus pacientes precisam.

ADS Telemedicina
Enviar via Whatsapp