Antes de falarmos de laudos de holter a distância, é preciso saber mais sobre o contexto que envolve o tema. Confira o artigo e fique por dentro das principais questões que envolvem o exame com holter e a emissão de laudos através dos recursos da telemedicina.

O que você verá no artigo de hoje:

Definições: Entendendo o que é o exame com holter

Como é feito o teste?

Vou fazer um exame com holter, o que preciso saber antes?

O que acontece depois que o exame é realizado?

Telemedicina: entenda os laudos de holter à distância

Definições: Entendendo o que é o exame com holter

O exame holter é uma das ferramentas mais utilizadas pelos médicos cardiologistas para fazer o monitoramento e acompanhamento de seus pacientes.
Esse tipo de teste auxilia os profissionais de diferentes formas, seja para a confirmação de suspeitas de doenças cardíacas (tais como arritmias) ou também para acompanhar como está a saúde dos indivíduos que já possuem alguma cardiopatia diagnosticada.

De maneira mais técnica, é possível afirmar que o exame com holter tem a finalidade de diagnosticar e quantificar as arritmias cardíacas, sejam elas com ou sem sintomas (sintomáticas ou assintomáticas).  Sendo assim, quando são registrados sintomas durante o monitoramento com holter, os dados obtidos podem auxiliar a estabelecer uma relação entre as condições apresentadas pelo indivíduo e o surgimento de batimentos cardíacos com frequências irregulares.

Como é feito o teste?

Nessa seção vamos entender mais sobre o exame holter em detalhes. Isto é, desde os elementos iniciais do processo até o funcionamento do exame em si.

De maneira resumida, podemos destacar que o exame feito por meio do monitor holter é um tipo de eletrocardiograma.
Ou seja, é um teste utilizado para aferir a atividade elétrica do coração. A realização do exame com o monitor holter se dá ao longo de 24h, 48h ou 72h. Com o uso do monitor holter são perceptíveis benefícios como o fornecimento de dados mais completos para o monitoramento e mais conforto ao paciente.

A realização do exame se dá por meio de eletrodos que são anexados no tórax e no abdômen do indivíduo. Os pequenos fios que estão junto aos eletrodos são conectados ao holter, o aparelho que grava os registros de atividade elétrica do coração.

Vou fazer um exame com holter, o que preciso saber antes?

Entre as pessoas que fizeram ou irão fazer um exame com holter algumas perguntas podem vir à tona. Pensando nisso, confira abaixo as respostas para alguns dos questionamentos mais comuns sobre o assunto:

As medições causam algum tipo de dor?
Não, o exame é minimamente invasivo e indolor.

Existe a transmissão de impulsos elétricos ao coração?
Não, o exame com holter não transmite impulsos, ele apenas registra a atividade elétrica do coração durante o período estabelecido pelo cardiologista.

O exame com holter é contraindicado para algum perfil de paciente?

Não há contraindicações para a realização do monitoramento cardíaco com holter.

É preciso ficar em jejum para realizar o exame?

Não há a necessidade de ficar em jejum, a ideia do monitoramento é registrar as atividades cardíacas durante um dia normal de atividades na rotina do paciente.

Além de uma explicação aprofundada para entender melhor como funciona o exame, separamos esta imagem especial para ajudar ao leitor a saber mais sobre o que esperar do teste na prática.

Na imagem acima podemos ver o paciente, um exemplo de localização dos eletrodos e os fios conectados ao dispositivo de gravação das medições, o monitor holter.

Quais são as principais dicas para quem irá fazer o exame?

  1. Vista roupas leves
  2. Remova quaisquer acessórios que possam interferir nas medições
  3. Não tome banho de chuveiro ou de banheira enquanto estiver com o holter para a realização do exame.

O que acontece depois que o exame é realizado?

Após a finalização do teste, os resultados precisam ser interpretados e gerenciados para que se possa obter informações úteis através deles, ou seja, necessário que seja feita a emissão de um laudo.

Infelizmente, devido a uma grande demanda por análises e equipes sobrecarregadas, muitas clínicas podem acabar entregando seus laudos com agilidade inferior ao que é necessário para determinados casos.  Fatores como esses podem prejudicar o bom funcionamento de uma clínica, visto que a qualidade do atendimento às necessidades do paciente pode se tornar insuficiente. Por sua vez, o mau desenvolvimento dos processos pode fazer com que se elevem os custos operacionais do negócio bem como tende a ocasionar a insatisfação dos pacientes em relação ao serviço prestado.

Telemedicina e os laudos de holter à distância

Nesse sentido, uma solução viável para auxiliar pacientes e profissionais vem por meio da telemedicina. A emissão de laudos à distância é uma alternativa que proporciona uma série de vantagens como:

  • Redução de custos por meio da otimização do tempo da equipe da clínica
  • Agilidade ao paciente que recebe seus laudos com maior rapidez
  • Mais precisão e qualidade nos resultados
  • Praticidade no acesso aos laudos

Assim, tendo em vista a importância do exame para a prevenção e tratamento de doenças dos pacientes cardíacos, a ADS Telemedicina trabalha com o que há de melhor em tecnologia para a emissão de laudos de holter a distância
Seu corpo clínico conta com uma série de profissionais experientes e com ampla qualificação em arritmologia e saúde do coração. Por meio de recursos avançados para a realização do eletrocardiograma aliados a um time de especialistas certificados para esse tipo de análise, a ADS Telemedicina proporciona total segurança na emissão de laudos de holter a distância.
Além disso, contamos com recursos de ponta e um sistema de segurança para garantir a inviolabilidade e segurança dos resultados de cada paciente.
Desta forma, devido a qualidade e excelência de seus serviços, a ADS Telemedicina se consolida como referência quando o assunto é emissão de laudos de holter a distância.

Quer ficar bem informado e saber mais sobre como ter estes recursos na sua clínica? Você pode falar com a ADS Telemedicina através do formulário de contato no site ou pode conversar com nossa equipe pelo telefone (71) 3245-7455.

 

ADS Telemedicina
Enviar via Whatsapp