As mudanças de 2020 devido a pandemia aceleraram o desenvolvimento das tecnologias na área da saúde. Para 2021, a tendência se mantém e indica que grandes avanços estão por vir.
Um ano que mudou a história
Os esforços em proporção global para buscar uma cura e frear a propagação do vírus resultaram em diferentes propostas e levaram a inúmeras inovações na área médica. Perante a um cenário de tantas perguntas, a junção entre a medicina e a tecnologia surgiu como resposta às dificuldades sofridas em todo o mundo. Sendo assim, 2020 foi um ano de foco total voltado às tecnologias médicas, de modo que foram desenvolvidas soluções para atender distintos públicos, desde pequenos centros locais até grandes hospitais.
O presente inspira esperança
Como uma das maiores consequências dos avanços em pesquisa e desenvolvimento, temos a disponibilização de ao menos 5 tipos de vacinas a serem utilizadas na população. O feito se deu em tempo recorde, uma vez que as primeiras opções viáveis para uso foram aprovadas em aproximadamente 10 meses. Jamais na história da medicina uma vacina foi criada com tanta rapidez. Para se ter uma ideia, a vacina contra a caxumba foi criada em 4 anos, enquanto a vacina do sarampo demorou quase 10 anos para entrar em vigor.
Estudos promissores
Para além da conquista do feito histórico do desenvolvimento da vacina contra o Covid-19, a tecnologia também foi e está sendo utilizada para facilitar as rotinas de saúde como um todo.
Por exemplo, você sabia que em 2020 foram feitos estudos sobre o uso de tecnologias vestíveis (wereables) como aliados para a predição de dados sobre a saúde dos pacientes?
No estudo em questão, as informações vindas do monitoramento por meio das tecnologias vestíveis foram utilizadas para detectar com antecedência os casos com maior probabilidade de riscos e complicações graves vindas de doenças como o novo coronavírus. Veja as informações e os resultados completos da pesquisa neste link.
Com os destaques que comentamos até aqui já é possível ter uma ideia das grandes inovações que estão por vir, não é mesmo? Na próxima seção vamos conferir os detalhes completos sobre as tendências que são apontadas como grandes destaques para este ano.
Medicina e tecnologia: tendências para 2021
De acordo com o portal Healthmanagement e diversas fontes internacionais da área médica, 2021 promete ser um ano voltado para a “saúde digital”. Em outras palavras, as pesquisas indicam que neste ano os recursos tecnológicos terão ainda mais importância como ferramentas para salvar vidas.
Sendo assim, entre as principais tendências apontadas estão o uso de aplicativos e tecnologias vestíveis voltadas para a saúde, os cuidados com a saúde mental e a expansão da telemedicina.
Confira a seguir as informações completas sobre cada uma das principais tendências.
1. O uso de aplicativos e tecnologias vestíveis voltadas para a saúde – seja para o monitoramento de batimentos cardíacos, controle de glicose ou mesmo contagem de passos, ter a saúde na palma da mão é uma realidade em constante crescimento. Prova disso é que estimativas indicam que o mercado de saúde digital movimente mais de 300 milhões de dólares em 2024.
2. Cuidados com a saúde mental – com o isolamento social e uma mudança radical de estilo de vida, os problemas relacionados à saúde mental estão aumentando em níveis mundiais. Depressão, solidão e ansiedade estão entre os problemas mais citados em pesquisas recentes. Nesse sentido, iniciativas usando a tecnologia vem sendo aplicadas para auxiliar em certos casos, como é o exemplo da implantação de robôs companheiros em lares de idosos para amenizar a solidão.
- A expansão da telemedicina – muito antes das regras de distanciamento social decorrentes da pandemia, a telemedicina já ajudava a salvar vidas todos os dias. Nesse contexto, devido ao coronavírus, o número de consultas médicas feitas remotamente aumentou de maneira significativa, levando diversas organizações a mudarem sua estrutura e modo de atendimento para se adaptarem ao sistema de teleconsultas.
Como os desafios permanecem, em 2021, o uso da telemedicina tende a crescer e se expandir além das consultas virtuais.
A utilização de dispositivos para a realização remota de exames bem como a emissão de laudos virtuais tende a se popularizar ainda mais no mercado. Neste ponto em especial surgem detalhes que exigem atenção, tais como a importância da segurança e confiabilidade na emissão de laudos à distância.
Aqui na ADS Telemedicina contamos com assistência especializada e tecnologia de ponta para garantir a total inviolabilidade dos laudos. Para saber mais basta acessar adstelemedicina.com.br
Comentários